Tempo de leitura: 4 minutos
Você já imaginou ser dono do seu próprio negócio? Não ter chefe nenhum e ainda ter excelentes rendimentos? Pois saiba que isso é totalmente possível na web e nesse post vamos lhe provar mostrando alguns dos motivos para investir em um e-commerce.
Segundo um estudo do Ebit/Nielsen, em 2018 o segmento de varejo online cresceu mais de 13%. Além disso, apenas no Natal do ano passado ele registrou um faturamento de R$ 9,9 bilhões.
Muitas pessoas optaram por esse mercado nos últimos anos. Seja porque a crise as deixou desempregadas, ou por vontade de ter um negócio próprio.
Ainda não está convencido? Então confira a seguir alguns motivos para investir em um e-commerce.
Motivos para investir em um e-commerce
Investir em um e-commerce pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter um negócio próprio. E os motivos para isso são vários:
1. Não é preciso se preocupar com localização
A primeira grande vantagem de ter uma loja virtual é que você não precisa se preocupar com localização. Todo mundo sabe que o sucesso de um comércio físico depende muito de onde ele fica localizado.
Se o ponto não tiver muito fluxo ou for muito caro, dificilmente o dono consegue obter lucro. Além disso, é preciso se preocupar com toda a parte estrutural.
Já no e-commerce você não tem esse tipo de problema. A única preocupação é de ter um espaço para estoque.
Isso se você não optar por trabalhar com fornecedores que se encarreguem dessa parte. Sua responsabilidade seria apenas efetuar as vendas.
2. Investimento menor
Mais um dos motivos para investir em um e-commerce é que o investimento para abrir um negócio do gênero é bem menor. Para abrir um comércio físico você precisa gastar um bom dinheiro.
São várias despesas, como aluguel de ponto, bem como com contas básicas (água, luz, telefone, internet entre outras), compra de móveis para o estabelecimento entre várias outras.
Tudo isso acaba deixando o processo de ter um negócio próprio muito mais caro e difícil.
Já no e-commerce, você não precisa se preocupar com nada disso. Existem várias plataformas que permitem que você crie sua loja virtual em questão de minutos, e de forma gratuita.
Além disso, caso você queira turbinar o seu empreendimento, os custos são bem menores. Você pode ter um e-commerce de grande porte gastando pouco.
3. Menos burocracia
Outro dos motivos para investir em um e-commerce é que o comércio eletrônico é bem menos burocrático.
Para ter uma loja física, por exemplo, você precisará passar por todo um tramite de assinar contrato de aluguel ou compra de ponto, sem falar na questão do alvará de funcionamento. Como é necessária a inspeção de bombeiros, ele sai bem caro.
Na loja virtual você não precisa de nada disso. A abertura dela pode ser feita rapidamente sem a necessidade de qualquer tipo de processo burocrático.
Inclusive, você pode ser formalizar de forma online, se tornando um Micro Empreendedor Individual. Assim, você poderá até mesmo emitir notas fiscais para seus clientes.
4. Venda 24 horas por dia
Uma loja física está condicionada a ter um horário de atendimento físico por vários fatores. Para começar não compensa deixar ela funcionando 24 horas, levando em conta que é necessário pagar mais funcionários e as contas básicas aumentam.
Além disso, a questão de segurança também interfere. A maioria dos locais não é seguro o suficiente para que o estabelecimento funcione 24 horas por dia.
E um dos motivos para investir em um e-commerce é justamente o fato que ele pode ficar aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano. O seu negócio continuará mesmo que você não esteja online no computador ou smartphone.
Os clientes poderão comprar a hora que quiser, de forma segura, gerando rendimentos para você a todo o momento.
5. Venda para qualquer localidade
Mais um dos motivos para investir em um e-commerce é que você poderá vender para qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Afinal de contas, as pessoas podem comprar de qualquer local, basta ter acesso a internet.
Já em uma loja física você está fadado ao movimento da região. Se não houver um bom fluxo de pessoas no lugar, o seu rendimento vai por água abaixo.
Na loja virtual, você só precisa escolher uma transportadora que opera na maior quantidade de locais possível. E opções é que não faltam no mercado.
6. Mais comodidade para os clientes
É claro que não podemos deixar de citar que uma loja virtual oferece mais comodidade para os clientes. Principalmente para os das novas gerações, que exigem mais dinamismo a todo o momento.
Com o e-commerce as pessoas podem comprar do conforto do lar, com total segurança. Elas recebem os pedidos em casa de forma simples e ainda podem ter acesso a preços e condições de pagamento muito melhores do que as lojas físicas podem oferecer.
Esses são alguns dos principais motivos para investir em um e-commerce. Se você quer conquistar a sua independência financeira, não deixe de abrir sua loja virtual! que aprender